barra de enfeite

domingo, 24 de fevereiro de 2013

Jogo das Quatro Cores

Gif de gato
JOGO DAS 4 CORES
 
O jogo das quatro cores ou Teorema das quatro cores é um recurso muito bom, para professores assim como eu interessados em desenvolver o raciocínio lógico-matemático em seu alunos.
 
 
 
 
 
 
 
 
Com figuras pré-estabelecidas é só apresentar aos jogadores este teorema, sendo as regras as seguintes:
- Só poderá usar 4 cores;
- A mesma cor não poderá encostar nela mesma;
- A ordem a ser pintada não importa, nem o número de vezes que a cor será utilizada, desde que a mesma cor não encoste nela mesmo;
 
 
É importante que a os jogadores recebam a figura mais fácil primeiro, para familiarizar-se com o jogo, para depois irem para as figuras mais desafiadoras.
 

É importante salientar também que é imprescindível ter a mão mais de um exemplar da figura para caso haja erro,que é bem comum, no início do jogo, já  que para jogar é necessário experimentar e para isso o erro muitas vezes torna-se necessário como forma de desafio.
 

Este jogo pode ser tanto jogado individualmente ou em pares com regras pré-estabelecidas. Outra alternativa, é colorir a mesma figura, só que agora na condição em que dois jogadores jogam uma contra a outra. O objetivo é criar uma cilada para o adversário, que, na sua vez, não poderá colorir uma determinada área da figura por esta ter seus vizinhos já pintados com as quatro cores. Nesse caso, é importante lembrar que os dois jogadores jogam com as mesmas cores. Além disso, cada jogador só pode pintar uma área por vez, e o segundo a jogar tem de pintar uma área vizinha à do primeiro.
 
 
 
 
 Gif
  Observação: Para jogar com crianças pequenas, aconselha-se fazer as áreas bem grandes, com poucos vizinhos e usar lápis de fácil manuseio. Exercitar a coordenação motora, desenvolver a atenção para as cores que podem, ou não, ser usadas, planejar ou antecipar uma situação favorável ao ganho do jogo, representar e localizar especialmente as áreas – são algumas das funções cognitivas desse jogo. Outras opções:
Nível A Gif
 
 
Nível B
 
Gif Mandalas

Gif


Gif


Gif


Gif


Gif


  Gif
BOM TRABALHO!
Professora Jaqueline Pizzetti

























Nenhum comentário:

Postar um comentário