barra de enfeite

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia 8 de março dia internacional da mulher.

barra[1]

DIA INTERNACIONAL DA MULHER


Dia Internacional da Mulher

Este dia representa uma luta...

  O Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 08 de Março, tem uma história de lutas pela valorização da mulher, lembrando de sua força e sensibilidade para conquistar seu espaço.

  Assim, este dia está relacionado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, tentando organizar uma sociedade mais justa e igualitária.

  Apesar da discriminação contra a mulher ser bem antiga, é a partir da Revolução Industrial, em 1789, que os movimentos e reivindicações começam a crescer.

  Tudo começou com a mobilização organizada por operárias de uma fábrica de tecidos em Nova York, Estados Unidos, em 8 de março de 1857. Neste dia, 129 operárias paralisaram suas atividades para reivindicar melhores condições de trabalho, redução de carga horária de 14 horas para 10 horas e direito à licença maternidade. A polícia e os donos da fábrica reagiram duramente, trancando essas mulheres no local e em seguida atearam fogo, fazendo com que todas morressem carbonizadas.

  A partir daí esse dia foi escolhido para ser o Dia Internacional da Mulher em homenagem a essas operárias, que representam as diversas lutas empreendidas pelas mulheres na sociedade.

Mulheres que marcam a história

  Não foram poucas as mulheres pioneiras que, através de suas lutas, conseguiram construir uma sociedade mais justa para a atuação da mulher.

Conheça essas mulheres clicando aqui.

Essas meninas ma-ra-vi-lho-sas!

  As meninas de hoje serão as mulheres de amanhã, portanto também precisam ser homenageadas e principalmente conhecer seus direitos, como por exemplo, o direito à educação.

  Comemore! No dia 8 de março organize uma festa em sua escola para festejar o Dia Internacional das Mulheres e Meninas também! Um detalhe importante: para esta festa só os garotos devem se preocupar com os “comes e bebes” e as garotas devem apenas aproveitar a festa!

  Sabia que no Japão existe o Dia das Meninas? Pois é, ele é comemorado no dia 3 de Março e tem como objetivo desejar felicidade e saúde as meninas. Esta comemoração acontece naquele país desde o século VI.

  Para esta data são feitas bonecas de pano, madeira ou porcelana, as chamadas bonecas hinaningyo, que até hoje passam de geração a geração.

Para você saber mais sobre essa tradição japonesa, clique aqui.

Curiosidade

  As mulheres conquistaram o direito de disputar oficialmente as provas olímpicas em 1928. O Barão Pierre de Coubertin – criador das Olimpíadas da era moderna – era totalmente contra a participação feminina nesse evento, então decidiu pedir demissão do cargo de presidente do Comitê Olímpico Internacional.
(fonte:http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/machaodemais.html)

 

Dia Internacional da Mulher

  Aproveite a comemoração da data para fazer um uma dinâmica diferente que ajude a valorização das meninas da classe: peça que cada uma delas escreva em um cartão quais as suas principais características, físicas e de personalidade.
Esses cartões não podem conter os nomes das autoras. Em seguida devem ser dobrados e colocados em uma caixa. Dando continuidade, cada menino da sala vai pegar um dos cartões, ler as características em voz alta e descobrir quem escreveu.
  Depois de descobrirem de quem se trata, eles podem complementar com mais aspectos positivos a respeito daquela menina.
  Sugira também que depois os meninos programem uma homenagem para as garotas depois dessa dinâmica.
  Outra atividade interessante é usar histórias em quadrinhos e pesquisar sobre as características das personagens femininas das histórias. Será que as garotas da sala se identificam com elas?
  Para organizar essa atividade, você deverá separar vários gibis, distribuí-los aos alunos e pedir que, ao lerem as histórias já tracem o que percebem sobre as características das personagens femininas.
  Depois disso, eles deverão ler o que selecionaram e relacionar com as alunas da sala, mostrando o porquê da identificação.
  A mulher de hoje já evoluiu muito! Já tem um espaço garantido na sociedade e para que os alunos percebam essa realidade, peça que pesquisem sobre qual o papel atual da mulher na sociedade brasileira.
  Uma das fontes de pesquisa pode ser o site:
http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/datas/mulher/
mulherhoje.html

  O Dia Internacional da Mulher é também marcado pelo apoio a não violência contra a mulher, assim, para conscientizar os alunos com relação a este problema, organize uma pesquisa sobre "violência contra a mulher" e quais as formas de combatê-la.
  A pesquisa poderá culminar em um debate em sala, apontando os problemas e sugerindo soluções.
  Realizar uma palestra convidando a delegada responsável pela Delegacia da Mulher em sua cidade também pode ser uma forma importante de esclarecer sobre os direitos da mulher.
  Para que os alunos possam conhecer uma das histórias reais de luta das mulheres, programe a exibição do filme “Anjos Rebeldes” que conta a trajetória de um grupo de mulheres da Filadélfia, EUA, para a conquista do direito de voto e participação política na sociedade.
  Um debate posterior ajudará a relacionar o filme com o conteúdo trabalhado.
  Você poderá ler a sinopse detalhada no site:
http://www.filmesdecinema.com.br/
filme-anjos-rebeldes-302/

Dia Internacional da Mulher Monte a Flor Dia Internacional da Mulher Atividades, Passatempos e Desenhos para Colorir - Smartkids

Fonte: http://www.smartkids.com.br

 

 

Os textos podem ser lacunados, cortados em tiras para que as crianças ordenem, compartilhados em monetos de leitura com ou sem orientação do professor, cabe a cada um escolher a melhor estratégia, bom trabalho á todos!

Profª Jaqueline Pizzetti

Gif

Um comentário: