barra de enfeite

sábado, 26 de janeiro de 2013

Primeiro dia de aula, o que faço para que os alunos se sintam a vontade e felizes!


Olá!  Primeiro dia de aula, o que faço para que os alunos se sintam a vontade e felizes!

         As férias estão acabando e alunos e professores começam a se preparar para voltar á sala de aula, passa tão rápido o descanso de todos!!! Mas hoje trago aqui algumas orientações para o primeiro dia de aula que afinal vai desencadear uma relação de afetividade entre os educadores e educandos!
                   No primeiro dia de aula é muito importante que sejam planejadas atividades de recepção aos alunos para que se sintam confortáveis e bem recebidos pelo novo professor, para isso é necessário pensar em atividades dinâmicas onde os alunos possam se manifestar e se apresentar interagindo com os pares. Precisam se sentir acolhidos e pertencentes ao espaço escolar, pensando sempre no segmento e idade escolar das crianças.
         Sugiro como exemplo a dinâmica da caixa ou chapéu: com uma caixa ou chapéu com espelho colado no fundo, inicia-se com o professor para que os alunos se sintam a vontade, cada um ao olhar no interior da caixa/chapéu deverá dizer, o que tem a dizer sobre o que viu dentro da caixa colocando assim qualidades, em seguida o aluno deverá escolher um colega e passar o chapéu/caixa dizendo o nome do colega, sem dar dicas do que há dentro dela.
       No princípio os alunos acreditam que estão falando do colega, mas quando olham no interior da caixa/chapéu e se veem refletidos no espelho ficam surpresos tendo que falar de si mesmos, assim a turma vai se apresentando e interagindo com o novo professor que também passa a conhecer os novos alunos em seguida você entrega a mensagem de boas vindas aos alunos, com um mimo se quiser, de acordo com sua criatividade e respeito as regras da sua escola. Eles adoram e vão muito felizes para casa!
        Exemplo: Mimo Borboleta ( com imã) você monta um kit com mensagem e outra lembrancinha se quiser!





       É importante também em roda de conversa elaborarem os combinados (regras) para que os dias sejam calmos e cada um saiba quais são os limites, as crianças vão se colocando oralmente com normas que cada um deve obedecer para o bom andamento cotidiano da sala de aula e o concentimento de todos, "afinal tudo que é combinado é sagrado".
Profª Jaqueline Pizzetti

"O aluno é como  uma pequena semente que deve ser plantada e cuidada para germinar e dar bons frutos.O professor é como o agricutor que vê na semente a esperança que proverá  as necessidades da sociedade" ( Luis Alves)

         Nestes sites você encontra dicas e dinâmicas que também te ajudarão no dia a dia escolar: http://www.esoterikha.com/coaching-pnl/dinamicas-para-primeiro-dia-de-aula-para-cursos-escolas-e-professores; http://revistaescola.abril.com.br/formacao/formacao-continuada/devo-fazer-meu-primeiro-dia-como-professor-611991.shtml;http://revistaescola.abril.com.br/gestao-escolar/volta-aulas-como-organizar-recepcao-alunos-674329.shtml

Um comentário: