barra de enfeite

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Atividades para o Carnaval

            Olá, estas atividades foram selecionadas na internet  e são ótimas situações de aprendizagem, você ainda pode utilizar os textos fatiando-os e os alunos tem que ler e ordenar. Ou ainda compor junto com a turma um texto coletivo a partir das leituras compartilhadas sobre o tema  realizadas em sala de aula.
 
image


image

image

image

image


image


 image

image


image


image




Carnaval

Você sabe como surgiram as escolas de samba aqui no Brasil?

        Tudo começou no início do século 20, quando os ranchos, desfiles de máscaras e fantasias em carros enfeitados pela avenida, já estavam mais que estabelecidos no Rio de Janeiro pelas sociedades carnavalescas - grupos organizados que usavam fantasias reproduzindo as roupas da corte. Esses desfiles, ao som de ópera, eram muito luxuosos. Só participavam deles os que podiam comprar fantasias para o evento, sempre muito caras.
        Por isso, os pobres brincavam em outros bailes, semelhantes aos da nobreza, mas com muito menos luxo. As fantasias eram imitações mais baratas, e a música, uma grande e empolgante batucada. Um dos principais lugares em que aconteciam essas festas era a Praça Onze, no bairro do Estácio, bem perto do local onde hoje fica o Sambódromo do Rio de Janeiro.
       Quem era de fora achava o Carnaval dos pobres feio e atrasado, e dizia que só participavam dele bandidos e vagabundos. Foi então que os carnavalescos do Estácio resolveram se organizar, à semelhança da forma como faziam os ricos. Em 1929, fundaram a Deixa Falar, a primeira escola de samba de que se tem notícia. A partir daí, eles passaram a escolher todo ano um tema que definiria as fantasias e a música, como acontece com os sambas-enredo que temos hoje.
       Desde então, a festa foi evoluindo até se tornar o carnaval carioca conhecido hoje, tão famoso que é reproduzido nas comemorações de várias cidades pelo Brasil afora.



Para a turminha de alfabetização:

O CARNAVAL

É UMA FESTA QUE SURGIU HÁ MUITOS ANOS.
O NOSSO CARNAVAL TEM ORIGEM NUMA FESTA PORTUGUESA CHAMADA ENTRUDO.
NO BRASIL, O CARNAVAL VAI DO SÁBADO À TERÇA-FEIRA, QUARENTA DIAS ANTES DA SEMANA SANTA.
A FESTA É GRANDE EM BOA PARTE DO MUNDO.
AGORA QUE VOCÊ JÁ CONHECE UM POUCO MAIS SOBRE O CARNAVAL, ALGUNS CUIDADOS DEVEM SER TOMADOS PARA GARANTIR UMA FESTA BEM TRANQUILA, ESCOLHA UM LUGAR SEGURO (NOS BAILES INFANTIS OU PERTO DE SEUS PAIS);
NÃO DEIXE DE ANDAR COM ALGUMA IDENTIFICAÇÃO;
TOME LÍQUIDOS;
NÃO SE ESQUEÇA DA FANTASIA E BOA DIVERSÃO!

VAMOS RESPONDER

1) QUAL O ASSUNTO TRATADO NO TEXTO?

2) PINTE TODAS AS PALAVRAS “CARNAVAL” QUE VOCÊ ENCONTRAR NO TEXTO.

3) QUANTAS PALAVRAS VOCÊ ENCONTROU?

4) COM QUE LETRA COMEÇA A PALAVRA “CARNAVAL”?___________

5) QUANTAS LETRAS HÁ NA PALAVRA “CARNAVAL” __________

6) VOCÊ TEM ESSA LETRA NO SEU NOME?_____

7) EM NOSSA CLASSE TEM ALGUM ALUNO QUE  COMECE COM ESSA LETRA?_______QUAL É O NOME?____________________

8) PESQUISE PALAVRAS QUE COMECEM COM “C
    Curiosidades sobre o carnaval

    Você já deve ter ouvido esses nomes: Pierrô, Arlequim e Colombina. Eles são os personagens mais conhecidos do carnaval e estão presentes nas festas e nas marchinhas. Os trajes multicoloridos destas figuras deram origem às fantasias usadas nos bailes de carnaval e são alguns dos ingredientes da alegria dessa festa popular.

     Arlequim: personagem da antiga comédia italiana, de traje multicolor feito em geral de losangos, que tinha a função de divertir o público nos intervalos, com brincadeiras e bufonadas. Namorado da Colombina.

    Colombina: principal personagem feminina, namorada do Arlequim e companheira do Pierrô. Amiga, alegre, bela, esperta. Vestia-se de seda ou cetim branco, saia e usava um chapeuzinho.

  Pierrô: personagem também originário da “commedia dell’arte”, ingênuo e sentimental. Usava como indumentária calça e casaco muito amplos, ornado com pompons e de grande gola franzida.

Interpretação do Texto Lido:

  • Você gosta do Carnaval?
  • O que você costuma fazer durante o Carnaval?
  • Você já tinha ouvido falar nessas personagens?
  • Já se vestiu como alguma dessas personagens? Qual delas ou nenhuma? Que fantasia você gosta de usar durante o carnaval? Ou não gosta de se fantasiar?
  • Qual das personagens você acha mais colorida, enfeitada ou animada?
  • Vamos fazer uma ilustração ou cartaz bem colorido, ilustrando as personagens do texto?

     Na atividade anterior ofereça antes ao aluno suporte e informações para que possa escrever caso nunca tenha ido ao carnaval! Os textos também podem ser usados na linguagem oral e escrita e compartilhados no momento da leitura! Boa aula!

    Sugiro ainda que consulte também : http://amigasdaedu.blogspot.com.br/2012/01/atividades-carnaval.html ' entre outros que são sugeridos na própria atividade.

Leia o texto abaixo, que conta um pouco sobre a história do carnaval. Encontre DOZE erros ortográficos, após reescreva no caderno de história corrigindo-as.

A História do Carnaval

   O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mumdo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

   O entrudo xegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas vestas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnafal brasileiro, embora sejam de origem europeia.

   No Brasil, no finau do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se vantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

  No século XX, a carnaval foi cresendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Eze crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deichavam o carnaval cada vez mais animado.

  A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Comessam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatus para verificar qual escola de sanba era mais bonita e animada.

(www.suapesquisa.com.br _ texto adaptado para fins educacionais)


Gif Carnaval

Profª Jaqueline Pizzetti

Nenhum comentário:

Postar um comentário